RIO - O treino classificatório para o GP da Austrália, em Melbourne, a primeira corrida da temporada 2013 da Fórmula-1, foi suspenso devido a ventos fortes e chuva no circuito de Albert Park. Depois de quase uma hora de interrupção, a tomada de tempo que definirá o grid de largada ficou para a manhã de domingo, mesmo dia da corrida, no horário da Austrália (21h deste sábado no horário de Brasília).
Houve apenas 20 minutos de treino na madrugada deste sábado (horário de Brasília), suficientes apenas para a primeira parte, o Q1, quando são eliminados os seis pilotos mais lentos. A direção do GP decidiu suspender a atividade por questão de segurança. Mais do que a chuva, que caiu sem dar trégua, o vento que fazia balançar as árvores ao redor da pista no circuito de rua era uma ameaça a carros e pilotos.
A chuva torrencial já tinha atrasado o início do treino em meia hora. Quando enfim começou, o que se viu foi uma sequência de acidentes. O holandês Giedo van der Garde (Caterham-Renault) foi o primeiro a rodar, bater e perder o bico do carro. Lewis Hamilton, ex-McLaren, campeão do mundo em 2008 e estreante na Mercedes, também deslizou e foi parar na grama. Em seguida foi Felipe Massa, que bateu e também estragou o bico da sua Ferrari. Quando voltou o brasileiro se recuperou e fez a segunda melhor volta até aquele momento. Quem não teve como se recuperar foi o francês Charles Pic, o outro piloto da Caterham, que se chocou com o muro e acabou fora do Q2.
O acidente mais preocupante aconteceu com a Sauber do mexicano Esteban Gutierrez. Ele perdeu o controle do carro após uma curva, saiu de traseira e bateu de frente na proteção lateral da pista. Após o impacto o carro deu três rodopios no asfalto. De longe Gutierrez dava a impressão de ter sofrido algo mais sério, pois não deixava o cockpit. Outros carros passavam em alta velocidade pela Sauber, aumentando o risco de novo choque. Pelo rádio, porém, o piloto mexicano informou que estava bem. Mais tarde, explicou que não saiu do carro para evitar risco de atropelamento e preferiu esperar por um momento mais seguro. Gutierrez ficou fora do Q2.
Além de Pic e Gutierrez não avançaram para a próxima fase do treino os dois pilotos da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton, e ainda Van der Garde e o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams. Dos seis não classificados, quatro são estreantes na Fórmula-1. Dos novatos, apenas Valtteri Bottas, também da Williams, avançou ao Q2, que será disputado na noite deste sábado.
O mais rápido do Q1 foi o alemão Sebastian Vettel, da RBR. O tricampeão marcou volta de 1m44s657. Nos dois treinos livres de sexta-feira Vettel já tinha feito os melhores tempos.